Resolvo criar este blog como ferramenta facilitadora de prestar serviço de script doctoring, ou o que podemos chamar no Brasil de consultoria de roteiro. O meu objetivo é ajudar a atender a profissionais de cinema, sobretudo aqueles iniciantes, que tateiam para acertar seu primeiro roteiro ou tentam desvendar a arte da escrita cinematográfica, mas não encontram em nosso restrito mercado orientações básicas à mão.
Não quero dizer que não temos um mercado em crescimento e com grande potencial. Pois temos. A começar pela Autores de Cinema (www.autoresdecinema.com.br), associação que reúne os principais roteiristas e, entre eles, consultores de roteiro para cinema e TV plenamente aptos a abastecer o mercado. Mas ainda são poucos.
O que trago aqui para vocês é a minha experiência para ser compartilhada com aspirantes a roteiristas ou cineastas que não possuem bagagem de roteiro e precisam de uma primeira orientação tanto para começar seu roteiro como para saber se está no trilho certo. Não se trata, portanto, de uma consultoria profunda, final.
Ofereço este serviço a partir do meu conhecimento de campo como crítico de cinema por dez anos, atuando no Jornal de Brasília e Band News FM, somando participação nos júris da crítica dos principais festivais de cinema do País e, recentemente, no júri do Prêmio Aquisição Canal Brasil.
Meu portifólio inclui realização de dois curtas-metragens de conclusão de curso, Única Certeza (1999), com Bernardo Bernardes, e Schadenfreude (2002); o longa-metragem Viva Igreja (2010), em fase de montagem; e consultoria de roteiro para o longa-metragem polaco-brasileiro Finding Josef (2010), de Moises Menezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário